Em alguma época da sua vida já foi recomendado o uso de remédios contra vermes, esses parasitas que procuram se alojar no nosso sistema gastrointestinal é muito comum em cidades com baixa infraestrutura e condições de pobreza.
Sua contaminação se dá em contato com comidas estragadas, esgotos ao céu aberto, alimentos que não foram preparados da maneira correta, não lavar as mãos depois de usar o banheiro principalmente se dividir com outras pessoas e ao levar a mão a boca depois do contato com o chão, lixo e transportes públicos.
Sintomas
Apresenta um incômodo no ânus, fome ou perda do apetite, vontade de consumir doce constante, e dor de barriga. Quando há infestação dos parasitas pode se ver ao olho nu nas fezes.
O não tratamento dos parasitas no organismo além de causar dores no sistema digestivo e insônia também pode causar doenças mais graves como anemia, infecções e até o óbito.
Diagnostico e tratamento
O diagnóstico pode ser feito em casa ao apresentar os sintomas ou realizado em um laboratório com exames básico das fezes, para um detalhe mais específico do parasito presente.
O tratamento consiste em remédios via oral como Nitazoxanida,Albendazol, Secnidazol e Metronidazol, o tratamento pode causar em algumas pessoas náuseas, diarreia, desconforto abdominal até alteração na coloração da urina, que não oferecem riscos, mas se persistirem após o tratamento é válido a procura de ajuda médica.
Para os adeptos da medicina natural, existem alternativas a base de plantas com função anti parasitárias, como o hortelã-pimenta, a arruda e o mamão, o azeite é utilizado por diversas mamães para limpar o intestino e também o chá de erva-doce que possui a função de vermífuga.
Em casos de sintomas acompanhados de febre, fraqueza e fortes dores ou após uma viagem a um país com saneamento básico precário, é necessário a procura de uma ajuda clínica.
Comentários
Postar um comentário