Pular para o conteúdo principal

Sintomas da Menopausa - Como saber se chegou a hora?


A menopausa é um processo natural que ocorre no corpo da mulher, indicando que seu tempo fértil chegou ao fim, e daqui em diante não ocorrerá mais ovulação.

O que é a menopausa

A menopausa se inicia quando os ovários deixam de produzir os hormônios femininos naturais da mulher, encerrando as ovulações.
Costuma ocorre quando a mulher atinge cerca de 50 anos, mas também existe a menopausa precoce, podendo ocorrer muito antes disso.
Antes do encerramento completo dos ciclos menstruais, há um período de grande irregularidade, chamado de climatério, sendo indício que a menopausa logo irá chegar.

Alguns sintomas comuns da menopausa

Como a menopausa se trata de uma grande mudança no corpo da mulher, é comum ocorrer desconforto nesta transição.
A secura vaginal, que pode vir acompanhada de coceira, é uma das modificações mais sentidas pelas mulheres, podendo causar dores no momento do ato sexual.
Por haver uma alteração hormonal, há uma certa queda na libido da mulher, e a secura vaginal pode atrapalhar ainda mais nesse quesito.
Outro fator muito afetado por conta na alteração hormonal é a elasticidade da pele. A pele começa a se tornar mais seca e quebradiça, o que pode diminuir a autoestima da mulher.
Há também a desaceleração do metabolismo, o que gera ganho de peso, fazendo com que alguns quilinhos a mais apareçam na balança.
A fadiga é muito comum, além de calafrios e diminuição da memória.

Dicas de como se manter bem

Faça exercícios físicos regularmente, assim conseguirá manter seu corpo forte e em forma para suportar os sintomas da menopausa.
Caso a secura vaginal esteja atrapalhando muito seu relacionamento, utilize óleo de coco para hidratação vaginal.
Mantenha uma dieta rica e o mais colorida possível, assim poderá diminuir muitos sintomas associados com a menopausa.
Procure ajuda profissional para auxiliar neste momento de transição de sua vida, ouça e siga as recomendações que o médico lhe fizer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicativos alternativos ao uso do Photoshop!

  Pode-se argumentar que, como editor de imagens, o Adobe Photoshop está em uma classe por si só - um padrão industrial único. Portanto, talvez seja contraintuitivo sugerir alternativas ou substituições para ele, como é o caso do inshop para pc . Ainda assim, algumas pessoas que compraram o Photoshop no passado o fizeram porque era o melhor aplicativo de edição de imagens, mesmo que tivesse características de ponta que eles sabiam que nunca precisariam. Mas, a indústria mudou. Em vez de ser apenas um software entre muitos, o Photoshop é agora a peça chave do serviço Creative Cloud da Adobe e, nos últimos anos, tem estado disponível apenas por assinatura. A estratégia de assinatura da Adobe está separando os profissionais que precisam dele para trabalhar dos hobbistas que procuram a melhor ajuda que o dinheiro pode comprar. A Adobe está acomodando os profissionais com seu Programa de Fotografia por $9,99 por mês, que inclui demais apps como Lightroom, Mix e compartilhamento baseado em n

Licenciamento MA: como funciona o processo dessa documentação!

Há diversos impostos obrigatórios no Brasil e o licenciamento MA é um deles, cobrado especificamente de quem possui algum veículo, mesmo que seja apenas para uso privado. Além disso, é importante salientar que o licenciamento MA é necessário para veículos novos e mais antigos. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão é quem informa a população sobre as particularidades desse imposto. Por outro lado, a Secretaria Estadual da Fazenda é que faz a aplicação do dinheiro arrecadado com o licenciamento MA. Licenciamento MA Boa parte das pessoas não sabe para que serve o licenciamento MA, mas esse é um imposto que ajuda a manter a infraestrutura de rodovias e estradas no Estado. Isso porque a soma de dinheiro arrecadada anualmente é usada em campanhas de trânsito, no conserto de iluminação e de semáforos, dentre outros. Os benefícios específicos para os proprietários que licenciam o veículo também são grandes: uma vez que ele está totalmente regularizado, torna-se possí

Como usar o celular com saúde? Dicas para prevenir consequências

O celular já faz parte da vida das pessoas, em um mundo cada vez mais digital é comum que cada vez mais fiquemos conectados a esse aparelho. Mas você sabia que o usar o celular por muito tempo pode gerar diversos problemas de saúde? Por essa razão, preparamos esse artigo explicando quais são esses problemas e com usar o celular com saúde. Prejudica a qualidade do sono O uso contínuo do celular prejudica a qualidade porque a luz azul emitida por ele ativa os neurônios e perturba o sono. Prejudica a visão Os usuários também podem desenvolver problemas de visão como coceira, vermelhidão, vista cansada, síndrome do olho seco e até mesmo miopia. Dores nas mãos e nos punhos O uso prologando do celular para a digitação de textos e deslizar a tela gera dores nas mãos e nos punhos. Isso acontece porque a repetição desses movimentos pode causar inflamação nas articulações. Dores no pescoço e ombro Usar o celular por muito tempo também pode causar do