Pular para o conteúdo principal

O que é e como funciona o IPVA CE? Veja aqui!

Se você é dono de carro, moto, ônibus ou caminhão deve pagar todos os anos, além do licenciamento 2021 pe, o IPVA CE. Trata-se de um imposto que, não sendo pago na data correspondente, pode resultar em sanções para o dono do automóvel. 

Quer entender mais sobre o IPVA CE? Neste artigo vamos explicar os detalhes.

    1. O que é e como funciona o IPVA CE?

O Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA CE, é uma obrigação tributária, para quem é dono de veículo, com até 15 anos de idade, contados da data de fabricação.

Os proprietários de veículos com mais de 15 anos, são isentos do pagamento do tributo (além de outras isenções disponíveis na lei estadual).

No Ceará, as alíquotas variam de 1% a 3,5% e são determinantes para definir o valor a ser pago do imposto.

Esse valor será estabelecido com base no resultado do cálculo entre dois elementos: o valor venal do automóvel e a alíquota incidente a depender das características do mesmo.

Para saber o valor do imposto, o Governo do Estado do Ceará disponibiliza uma planilha com os modelos de cada veículo, o ano de fabricação e o respectivo valor a ser pago a título de IPVA.

Para consultá-la, basta acessar este link.

    1. Consultar IPVA CE



Os proprietários de veículos automotores emplacados no Estado do Ceará podem emitir o boleto de pagamento do imposto de duas formas:

  • pelo aplicativo MEU IPVA;

  • ou diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Optando pela primeira opção, ou seja, pelo aplicativo, o contribuinte pode seguir os seguintes passos:

  1. baixe o aplicativo “Meu IPVA” pela sua loja de apps;

  2. escolha a opção “entrar sem usuário”;

  3. clique em “Pagar IPVA”;

  4. digite a placa e o renavam e clique em “continuar”;

  5. escolha a opção de pagamento (cota única ou parcelas);

  6. clique no ícone documento vermelho que aparece ao lado do valor referente a sua opção escolhida;

  7. Selecione a data de pagamento e clique em continuar.

Seguindo esses passos, será gerado um documento em PDF que pode ser baixado ou compartilhado.

Para quem deseja realizar a segunda opção, ou seja, acessando o site da Secretaria da Fazenda estadual, basta seguir esses passos:

  1. acesse o site: http://www2.sefaz.ce.gov.br/ipva/#/impostos/emitir-dae;

  2. insira a placa e o renavam do veículo e clique em pesquisar;


  3. escolha a opção “imprimir cota única” ou selecione as parcelas para pagamento (caso opte por pagar de forma parcelada) e clique em “imprimir DAE”

  4. Um boleto será gerado para pagamento.

No Ceará, os boletos do IPVA não são enviados por e-mail ou por correspondência. Portanto, fique atento quanto as tentativas de golpe!

    1. Calendário de pagamento do IPVA CE

O pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA CE no ano de 2020, pode ser pago em cota única, garantindo-se desconto de 5%, se pago até o dia 31 de janeiro, ou parcelado em até cinco vezes.

Em qualquer uma das situações descritas, é preciso ficar atento as datas de vencimento do respectivo tributo para não pagar juros.

Abaixo listamos as datas do calendário de pagamento, veja só.

Parcela

Vencimento

Pagamento de cota única com 5% de desconto

31 de janeiro

1ª parcela (parcelamento)

10 de fevereiro

2ª parcela (parcelamento)

10 de março

3ª parcela (parcelamento)

13 de abril

4ª parcela (parcelamento)

11 de maio

5ª parcela (parcelamento)

10 de junho

    1. Onde pagar o IPVA CE

Após realizar a impressão do boleto (seguindo os passos mencionados anteriormente), o contribuinte pode pagar o imposto nas seguintes agências ou representantes bancários:

  • Banco do Brasil;

  • Caixa Econômica;

  • Banco do Nordeste;

  • Bradesco;

  • Santander;

  • Itaú;

  • Casas lotéricas.

    1. Alíquotas do IPVA CE

Para chegar ao valor do imposto, o governo do estado faz todos os anos, um levantamento de dados disponibilizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e dos dados do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

Com o valor do veículo em mãos, é preciso multiplicá-lo por uma alíquota disposta em lei e que varia de acordo com as características daquele veículo.

As alíquotas do IPVA CE variam de 1% a 3,5% e são distribuídas da seguinte forma:

  • 1% para micro-ônibus, ônibus, caminhões e veículos de montadoras;

  • 2% para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos de até 152 cilindradas;

  • 3,5% para os demais veículos.

    1. Como entrar em contato com o Detran CE

O DETRAN CE é uma autarquia estadual criada por meio da lei 9.450 de 14 de maio de 1971 e tem como finalidade a disciplina e fiscalização dos serviços de trânsito e tráfego no Estado do Ceará.

Para entrar em contato com o órgão e esclarecer dúvidas sobre carteiras de motorista, licenciamento, IPVA e demais assuntos, você pode buscar orientação pelos seguintes meios:

    1. Conclusão

Neste artigo, você entendeu mais sobre o que é o IPVA CE, como consultá-lo, o calendário de pagamento do respectivo imposto, onde pagar o IPVA, alíquotas, como entrar em contato com o DETRAN e muito mais.

Se ainda persistirem dúvidas, nossa caixa de comentários está a disposição. Fique à vontade também para compartilhar este artigo com amigos e familiares e ajudá-los a esclarecer seus questionamentos. Obrigado pela leitura do artigo e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o celular com saúde? Dicas para prevenir consequências

O celular já faz parte da vida das pessoas, em um mundo cada vez mais digital é comum que cada vez mais fiquemos conectados a esse aparelho. Mas você sabia que o usar o celular por muito tempo pode gerar diversos problemas de saúde? Por essa razão, preparamos esse artigo explicando quais são esses problemas e com usar o celular com saúde. Prejudica a qualidade do sono O uso contínuo do celular prejudica a qualidade porque a luz azul emitida por ele ativa os neurônios e perturba o sono. Prejudica a visão Os usuários também podem desenvolver problemas de visão como coceira, vermelhidão, vista cansada, síndrome do olho seco e até mesmo miopia. Dores nas mãos e nos punhos O uso prologando do celular para a digitação de textos e deslizar a tela gera dores nas mãos e nos punhos. Isso acontece porque a repetição desses movimentos pode causar inflamação nas articulações. Dores no pescoço e ombro Usar o celular por muito tempo também pode causar do

O que fazer para perder a gordura abdominal

Perder gordura abdominal pode ser um grande desafio, principalmente sem ajuda especializada de treinadores e nutricionistas. Mas existe um padrão para realizar este sonho, que sempre é indicado pelos médicos durante as consultas. Basicamente, a melhor forma de se conseguir emagrecer com saúde é com mudança de hábitos, abandonando os vícios e cultivando virtudes. Entenda a melhor forma de perder gordura abdominal de maneira saudável. Tenha uma dieta balanceada  Este tópico é essencial em qualquer tema relacionado à saúde, sendo a base para qualquer transformação em nosso corpo. Uma dieta balanceada, por si só, já é capaz de trazer excelentes resultados em pouco tempo, bastando disciplina para segui-la corretamente. Procure fazer mais refeições por dia, em porções menores, dando bastante atenção a frutas, legumes e vegetais. Não fique períodos muito longos sem comer, nem coma em excesso nas principais refeições. Tenha uma rotina de exercícios A dieta é um caminho ó

5 dicas para fortalecer o sistema imunológico e ficar longe das doenças

O reforço da imunidade é hoje um tema em expansão nos mercados nutraceutciais. Os nutricionistas concordam que uma dieta pobre é a principal razão pela qual nos tornamos suscetíveis a doenças do clima frio. Não há cura para a constipação ou gripe comum, mas comer bem durante esta temporada pode ajudá-lo a evitar ficar doente. A ciência está ocupada a descobrir ligações entre o nosso sistema imunitário e componentes protectores nos alimentos. Vitamina C A vitamina C está no topo da lista dos potenciadores imunes. Tem havido mais pesquisas sobre os efeitos estimulantes imunes da vitamina C do que talvez qualquer outro nutriente. A vitamina C está disponível naturalmente em muitas frutas e legumes. Ao contrário da maioria dos animais que produzem a sua própria vitamina C, o corpo humano não sintetiza nenhuma. A vitamina C tem benefícios antivirais e antibacterianos substanciais, embora seja conhecida pelos seus aspectos protectores na criação de resistência ao ho